SWAMI VIVEKANANDA
Swami: Aquele que conhece a Si mesmo. Que domina seus próprios instintos. Viveka: Significa discernimento. Aquele que sabe distinguir a matéria do espirito (corpo da alma) para assim poder conquistar a iluminação. E por último, Ananda: Felicidade.
Na cultura Indiana o termo Swami é usado para dirigir-se a uma pessoa digna de respeito pois Swami é um termo utilizado para uma autoridade que domina o conhecimento milenar dos Vedas, do Yoga e que tenha total devoção a Deus.
O histórico personagem Swami Vivekananda nasceu em Calcutá que é a quinta maior cidade da Índia. Ele nasceu no séc. XIX em 12 de Janeiro de 1863, em uma tradicional família de classe média. Seu pai, Vishwanath Dutta era advogado e tinha um posto na alta corte de Calcutá, era um homem generoso e tinha uma visão progressista sobre as questões sociais e religiosas. Sua mãe Bhuvaneshwari Devi era piedosa e totalmente devotada a Shiva, que é considerado um semi deus no Hinduísmo. De acordo com relatos da época sua mãe teve um sonho em que Shiva levantou-se de sua meditação e disse que lhe daria um filho. Swami Vivekananda era uma criança inquieta e seus pais tiveram dificuldade para controlá-lo. Certa vez sua mãe disse: "Eu rezei para Shiva me dar um filho e ele me enviou um de seus demônios." A personalidade e a forma de pensar de Vivekananda foi influenciado pelos seus genitores onde herdou de seu pai uma mente eloquente e racional e de sua mãe aprendeu a ter autocontrole e o temperamento espiritualista. Na sua infância, tinha grande fascinação por monges e mestres.
Um dos dizeres que sua mãe citava com frequência era: "Permaneça puro por toda sua vida; guarda tua honra e nunca transgrida a hora do seu próximo. Mantenha-se tranquilo. Más se for necessário seja austero." Relata-se que Vivekananda meditava constantemente e logo entrava em samádhi (estado ampliado de consciência ou êxtase espiritual).
Swami Vivekananda se desenvolveu com grande erudição e amplo conhecimentos em história, ciências sociais, religião, música e no campo filosófico tinha interesse especial pelos Vedas, Upanishades, Mahabharata, Bhagavad-Gita, Ramayana, , Puranas, além da filosofia Ocidental. Também era versado em música clássica Indiana, tanto vocal quanto instrumental. Tinha ativo interesse em esportes e outras atividades organizacionais. Como um bom pensador, questionava a validade de costumes supersticiosos, como a discriminação de castas que até hoje persiste naquele incrível país.
Vivekananda é considerado uma força maior no reflorescimento do Hinduísmo na Índia moderna, figura chave na introdução do Vedanta e do Yoga no Ocidente, sobretudo na América e Europa. Responsável pelo crescimento da consciência inter-religiosa, trazendo o Hinduísmo para o status de uma das principais religiões no mundo a partir do final do séc XIX. Conhecido por seu inspirador discurso no Parlamento das Religiões do Mundo em Chicago no ano de 1893.
Em breve troca de mensagens por E-mail com o nobre Irmão Chayan Pant, Secretário Adjunto da Grande Loja Maçônica Ancora e Esperança em Bengali (Índia) onde Vivekananda foi iniciado na Maçonaria o mesmo relatou que Swami Vivekananda teve apoio, incentivo e hospedagem dos Irmãos maçons da época para sua participação no Parlamento das Religiões do Mundo.
1. Site: http://prananandayogananda.blogspot.com/2014/12/swami-vivekananda.html / Acesso: 11/02/2023
2. Site: http://sanskrit.segal.net.br/pt/lex?id=10# / Acesso: 19/02/2023 /
3. Site: https://www.yoga.pro.br/glossario-sanscrito-525-verbetes-pedro-kupfer/ Acesso: 20/02/2023
4. Site: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/conheca-o-monge-indiano-que-escreveu-um-poema-que-previa-sua-morte/ Acesso: 19/02/2023