REFLEXÃO SOBRE O DESEJO

blog-ruy-de-oliveira-psicanalista-artigo-sobre-o-desejo

Desejo, vem do Latim: Desiderium, de Desiderare, "esperar por, ter expectativa, exigir", cujo sentido original talvez tenha sido "esperar pelo que as estrelas trarão, de Desidere, "dos astros, a partir dos astros". 

O desejo pode ser considerado como uma força fundamental que impulsiona o ser humano em busca de satisfação e realizações. O desejo, está ligado às carências e à forma como se busca preencher algo que falta, seja emocional, físico ou simbólico. 

Diferente de uma necessidade, o desejo nunca é completamente satisfeito, pois está sempre ligado à fantasia e ao inconsciente. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, considerava o desejo como algo que emerge do inconsciente e se manifesta através de sonhos, lapsos ou comportamentos indiretos, enquanto Jacques Lacan, outro importante teórico, afirmou que o desejo está relacionado ao "desejo do outro" e à relação com o mundo e com os outros. Em resumo, o desejo psicanalítico não é só querer algo, mas uma busca contínua.

Quando se tenta fugir do desejo ele vai de encontro às tragédias. Muitas delas descritas nas peças gregas teatrais onde contam a história de um desejo onde as forças racionais tentam detê-lo; mas que, ao final, ele se realiza de forma trágica.

Ruy de Oliveira .∙.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA DE YOGA NA ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PINDAMONHANGABA - SP / MINISTRADA NO DIA 05/03/2024

ALINHAMENTO NAS POSTURAS DO YOGA

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO NO YOGA

AS 4 CONTRAÇÕES (BANDHAS) DO YOGA

MINDFULNESS: UMA PRÁTICA DE ATENÇÃO PLENA PARA UMA VIDA MAIS CONSCIENTE

O YOGA É INCLUIDO COMO PRÁTICA OFICIAL DE SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL

MANTRAS